
...
TIC Liliana Ferreira
Ano Letivo 2014/2015
O que é o HTML?
A linguagem HTML significa Hypertext Markup Language - linguagem de marcação de hipertexto.
É uma linguagem universal destinada à elaboração de páginas com hipertexto, como o nome indica.
A principal aplicação do HTML é a criação de páginas da Web, e convém esclarecer que não se trata de uma linguagem de programação. O HTML é uma espécie de linguagem de formatação, um ficheiro de texto que é formatado através de uma série de comandos designados por TAGS.
Para criar uma página HTML, não é necessário nenhum software especial. O Notepad do Windows é suficiente para a criação de uma página. Para testar a página é necessário um Browser (por exemplo: Microsoft Internet Explorer).
O documento em HTML é um arquivo texto comum (ASCII*) que pode ser escrito através de qualquer editor de textos comum e tem a terminação .htm ou .html .
Como é uma linguagem interpretada, a partir do momento em que se guarda o arquivo HTML o mesmo já pode ser aberto por qualquer browser, que é o único software que pode determinar se o documento foi escrito dentro dos padrões da linguagem.
*ASCII (American Standard Code for Information Interchange) é o formato mais comum usado em arquivos texto em computadores e na Internet. Num arquivo ASCII, cada caractere alfabético, numérico ou especial, é representado por um número binário de sete bits. É possível representar até 128 caracteres com este código.
Anatomia de um documento HTML
Num documento HTML temos elementos de marcação denominados TAGS. As Tags encontram-se definidas através do nome da marcação, que se encontra entre o sinal (<), (o símbolo de "menor que"), e o sinal (>) ("maior que"). Todas as tags de formatação devem ser abertas e fechadas. O símbolo que termina uma determinada tag é igual ao que inicia, antecedido por uma barra (/) e precedido pelo texto referente.
Por exemplo:
<tag>
</tag>
Todas as tags obedecem a uma hierarquia, como mostra o seguinte exemplo:
<a> <b> <c> </c> </b> </a> - Correcto
<a> <b> <c> </a> </b> </c> - Incorrecto
O primeiro a abrir é o ultimo a fechar, e vice-versa.
Existem algumas exceções das tags:
-
A tag que indica um final de parágrafo: <P>, não necessita de fechar: </P>.
-
A tag que indica quebra de linha: <br>, também não precisa de fechar, assim como <hr> e <li> que iremos abordar mais adiante.
A linguagem HTML não diferencia as maiúsculas das minúsculas, se escrever uma tag como <html>, <HTML>, <Html> ou <HtMl>, o comando é o mesmo e os browsers vão interpretá-lo da mesma forma.
Estrutura de uma página HTML
Existem quatro pares de tags que devem ser sempre colocados na página:
HTML, HEAD, TITLE e BODY
As tags <HTML> e </HTML> devem englobar todo o conteúdo da página (estar presente no início e no fim do texto) para indicar ao browser que se trata de um documento HTML. O documento, por sua vez, está dividido em duas partes: o cabeçalho e o corpo do texto, cada um indicado por tags diferente. Tudo o que estiver entre <HEAD> e </HEAD> irá compor o cabeçalho, não aparecendo na página. O elemento principal do cabeçalho é o titulo do documento, que deve ser colocado entre <TITLE> e </TITLE>. Por fim, existe o <BODY> e </BODY> que serve para indicar o corpo do texto.
Exemplo:
<HTML>
<HEAD>
Cabeçalho do Documento
<title>Título da página</title>
</HEAD>
<BODY>
Corpo do Documento
<BODY>
</HTML>
Tags pertencentes ao esqueleto do HTML
<html> </html>
Estes tags servem para delimitar o início e o fim de um documento.
<head> </head>
Estes tags servem para definir o cabeçalho de um documento. Determinam os comandos que devem ser lidos antes de carregar o texto HTML, como por exemplo, métodos de abertura da página, linguagens incorporadas ao texto e o título da página. As tags que podem ser colocadas na parte HEAD são: base, link, meta, title, style, script.
<title> </title>
Estes tags fazem parte do cabeçalho e as palavras colocadas entre as tags serão o título do documento e surgirão na barra de título ou barra de estado da janela do browser.
<body> </body>
Entre estes tags está o corpo da página web, ou seja, texto formatado, gráficos, imagens, tabelas, …
Uso das Cores
Os códigos das cores em HTML têm por base a codificação RGB(Red,Green,Blue) e podem ser referenciadas de 3 formas distintas:
-
pelo nome das cores em inglês, por exemplo, black;
-
pelo sistema de numeração hexadecimal, por exemplo, #ffff00
-
pelo sistema de numeração decimal, por exemplo, rgb(2,255,0).
Formas de exprimir cores
Na notação hexadecimal as cores exprimem-se usando três números hexadecimais que definem as quantidades de encarnados, verdes e azul que entram na composição de uma determinada cor. O valor mais baixo de uma determinada cor é o (#00 na notação hexadecimal) e o valo mais alto é 255 (#FF em notação hexadecimal.)
Assim, a cor preta tem 0 de encarnado, 0 de verde, e 0 azul pelo que se escreve na forma #000000. Já o branco tem 255 encarnados, 255 verdes e 255 azul pelo que se escreve como #ffffff. O amarelo forte tem 255 de encarnado, 255 de verde e zer de azul e escreve-se como #ffff00.
Consultar as diversas formas de exprimir cores: